Untitled-3

Mensagem do Governador

A Huíla apresenta características naturais e potencialidades que, devidamente estimuladas, poderão contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da província e do país.

Com uma área total de 79.023 km2 e, segundo dados preliminaries do Censo/2014, tem uma população residente de 2.354.398 habitantes, maioritariamente rural (1.573.018 habitantes) e uma classe média constituída por profissões ligadas à saúde e educação, a Huíla deve continuar a centrar esforços no desenvolvimento de sectores económicos que nela beneficiam de condições primordiais, em particular os sectores agropecuário, turístico rural e mineral, com o consequente estímulo da agroindústria e da indústria mineradora.

Nesse sentido, o Plano Provincial de Desenvolvimento 2013-2017 prevê consolidar, desenvolver e diversificar a base económica da Província, valorizando a capacidade produtiva agrícola, pecuária, indústrial e turística.

A identificação de uma vasta área de solos, lagos, lagoas, albufeiras potencialmente férteis com aptidões para o desenvolvimento agrícola, pecuário, da aquacultura, da apicultura, da floresta, e a existência de um microclima apropriado ao cultivo de espécies de clima temperado, favorecem projectos ligados ao sector primário e secundário, nomeadamente da agroindústria, pelo que se afigura prioritário criar condições para a captação de investidores, para o impulso e diversificação do tecido empresarial da Huíla.

O sector agropecuário apresenta-se como dos mais atractivos ao investimento, tanto pela elevada rentabilidade mas principalmente pelo mercado potencial de consumo de mais de 100 milhões de habitantes entre Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo, já principal destino via terreste, das exportações da produção agropecuária angolana, num futuro próximo, por intermédio destas fronteiras os nossos produtos chegarão em toda África Central e noutras regiões.

Constitui igualmente um dos principais objectivos o impulso do empreendedorismo jovem, com especial relevância pelo estímulo de parcerias com JOVENS EMPRESÁRIOS E MULHERES EMPREENDEDORAS.

A juventude e a mulher angolana, maior população da Huíla e de Angola, como base do esforço e crescimento do País, devem ser os pilares do desenvolvimento socioeconómico da Província da Huíla e estarão no INVEST Huíla em particular destaque.

Na certeza de que haverá bons e inclusivos negócios para todos, minhas Senhoras e meus Senhores, sejam bem-vindos ao Forum Invest Huíla.

Dr. João Marcelino Tyipinge

gov3

Back To Top asdas